domingo, 1 de setembro de 2013

Liliane Oppermann conta quais alimentos parecem saudáveis, mas não são

Liliane Oppermann conta quais alimentos parecem saudáveis, mas não são

Domingo, 01 de Setembro de 2013
Nutróloga ensina também três receitas de refrigerantes caseiros e saudáveis                                     
Liliane Oppermann conta quais alimentos parecem saudáveis, mas não são
Roberto Nemanis/SBT


Liliane Opermann volta ao Programa Eliana para te contar quais os alimentos que parecem muito saudáveis, mas que podem ser verdadeiros vilões para a sua dieta. Além disso, a nutróloga ensina três receitas saudáveis de refrigerantes para quem não consegue abrir mão dessa bebida.

Barrinha de cereal
Escolha comum de quem está de dieta, esse alimento não é tão inofensivo quanto parece. “Ela tem muito chocolate, muito açúcar, dependendo é tão calórica ou até mais que um chocolate ou bombom. As pessoas pensam que por ser light podem comer a vontade, ou podem comer várias, aí é onde ela pode ser uma vilã. Opte por aquela que é com o cereal mesmo, ou o próprio cereal, para evitar essa barrinha”, explica.

Suco de frutas em caixinha
“Não é só em caixinha, aqueles de garrafinhas que são puro corante, que você vê que o laranja não é da laranja, também. As pessoas tem que optar pelos naturais, que são feitos na hora. Esses são tão calóricos ou as vezes até mais que um copo de refrigerante. Pelo fato de não serem naturais, eles as vezes também não tem as vitaminas e acaba não sendo uma opção saudável”, conta. Atualmente, existem também opções orgânicas, que aí sim são bem vindas. “É importante as pessoas ficarem de olho nos rótulos. Quando lê sem corante, sem conservante, contém vitaminas, fibras, isso provavelmente vai trazer mais saúde para mesa daquela pessoa”, completa.

Peito de peru
“Ele até é mais saudável se comparar om um presunto, por exemplo, mas a ideia é chamar a atenção das pessoas porque elas pensam que podem comer a vontade e ele tem muito sódio. É um produto que vale a pena ficar de olho no rótulo e procurar aqueles com menos gordura e menos sódio, porque o sódio pode aumentar a pressão, que aumenta a celulite e o inchaço. Pode consumir, mas moderadamente”, indica Liliane.

Sobremesa láctea (iogurte)
O iogurte pode realmente ser uma opção muito saudável, mas apenas quando é natural. “Esse tipo de sobremesa, quando não é nas versões diet e light, tem muita gordura, muito açúcar, alguns com até 200 calorias que é o valor de uma sobremesa mesmo. As pessoas acham que por ser o iogurte pode comer a vontade porque emagrece, mas a história não é bem assim. É melhor preferir o flam diet, a versão sem açúcar ou mesmo o natural, que você pode fazer com gelatina incolor”, diz.

Bisnaguinha
Querida pelas crianças, é comum que ela vire uma opção na lancheira, mas o excesso pode pesar na balança. “Se conseguir comer uma ou duas tudo bem, mas o problema é que por ser pequenininha, você vai comendo e quando vê comeu meio pacote”, adverte a nutróloga.

Sopa pronta de pacote
“Claro que uma sopa feita em natura, com vegetais, ou feita na hora com uma carninha, vai ser muito mais saudável. Essas de saquinho tem muito sal e não podem ser consumidas à vontade. O excesso de sódio faz inchar e aumentar a pressão. Muitas não tem nem os legumes, só o aroma, então acaba sendo um carboidrato aromatizado com excesso de sal. Existem versões orgânicas. Então a dica é ficar de olho nos rótulos”.

Cereal matinal
Adora o cereal coberto de açúcar? Cuidado, ele pode sabotar sua dieta. “Esse tipo que é muito rico em açúcar não é saudável. Optar por cereais naturais, como granola, aveia, farela de trigo, até com frutas secas, é mais saudável”, aconselha.

Empanados de frango
“Ele é empanado e frito, e também por ser congelado acaba tendo um teor aumentado de sódio. Quer amenizar? Ao invés de fritar, coloca para assar. Cuidado com os acompanhamentos também, porque este tipo de alimento sempre é consumido com molhos, maionese, e aí piora muito”, lembra.

Chocolate light e diet
Você sabe qual a diferença entre os dois? Liliane explica que o diet é o produto que não tem adição de açúcar, que pode ser consumido por diabéticos e o light tem teor reduzido de gordura. “Muitos chocolates diet acabam tendo mais calorias porque eles adicionam mais gorduras. O adoçante tem menor volume de açúcar, então eles tem que colocar alguma coisa no lugar. Já o light, é reduzido em gordura mas as vezes tem muito mais açúcar, então tem que ficar de olho”, complementa.

Refrigerantes funcionais

Refrigerante de maçã – acalma e tira a vontade de comer doce

Ingredientes
½ xícara de chá de maçã gelado
lascas de canela em pau
1 colher de sopa de purê de maçã
½ copo de água com gás gelada

Refrigerante de limão – diurético

Ingredientes
 ½ limão espremido
½ xícara de chá de cidreira gelado
3 cravos da Índia
½ copo de água com gás gelada

Refrigerante de abacaxi com hortelã – digestivo

Ingredientes
½ xícara de chá de hortelã gelado
1 colher de sopa de sumo de abacaxi
lascas de gengibre
½ copo de água com gás gelado

Redação DaquiDali
 
fonte:http://daquidali.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário